BIM

BIM (Bulding Information Model) é um processo que possibilita a integração de toda a informação do edificado...

 

O BIM permite-nos a visualização, integração e otimização de projetos, a identificação de incompatibilidades, a extração de quantidades, o controlo, planeamento e manutenção do ciclo de vida muito antes da construção se iniciar, num único modelo digital paramétrico e tridimensional.

 

Com a evolução da arquitetura, os projetos têm-se tornado cada vez mais complexos e arrojados, obrigando os seus intervenientes a criarem uma dinâmica apertada para garantir a dualidade custos e prazos de execução. Neste contexto, o BIM tem vindo a assumir um papel decisivo na Industria da AEC, permitindo um aumento de produtividade durante a fase de projeto/obra e uma diminuição drástica de custos durante a obra e ao longo do ciclo de vida do edifício.

 

A titulo de exemplo os custos devidos a atrasos, erros de projeto, omissões, introdução manual de dados e trabalhos repetidos podem chegar a atingir 10% do valor original, numa obra de 1 M€, podemos falar em 100 K€ desperdiçados.

 

Pelo mundo fora, já vários países tornaram o BIM obrigatório nas suas obras públicas, em Portugal temos alguns exemplos de projetos que utilizaram a plataforma BIM, mas em número muito inferior ao usado por exemplo na Holanda, Singapura, Finlândia...

 

Estamos disponíveis para a implementação da metodologia BIM, no entanto não confundir processos de trabalho (BIM), com software (Revit, Archicad, Vico…).

 

Aceite o desafio de PENSAR & AGIR diferente | Antecipação & Inovação